Coordenador : Reginaldo Scheuermann Costa
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395120.2206.120098.26102023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : 60 alunos de baixa renda, egressos de Escolas da Rede Pública, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou já tenham terminado o ensino médio.
Local de atuação: Prof. Lara Vilela 126, São Domingos, Niterói, RJ, 24210-590.
Objetivo
Objetivos Gerais Estimular o acesso ao ensino superior e fomentar a diversidade nas Universidades através do desenvolvimento crítico com ênfase na defesa e a garantia dos Direitos Humanos; Objetivos Específicos - Contribuir na formação profissional dos docentes e de licenciandos oferecendo certificação de estágio docência a partir da vivência nas salas de aula; - Preparar o estudante para a lógica acadêmica desde a forma de construção do saber científico até as questões institucionais relacionadas aos seus direitos, mediante a vivência da realidade universitária a partir de visitas em bibliotecas, debates, mostras de filmes etc.; - Desenvolver iniciativas de enriquecimento cultural e científico; - Compreender as demandas formativas do currículo do vestibular: expressão escrita e oral, medir, calcular, inferir, deduzir, leitura do mundo. - Proporcionar a troca de experiências entre os estudantes do Projeto e os estudantes licenciandos da UFF. - Fomentar à leitura e o debate crítico; - Compreender os conceitos fundamentais que integram o currículo do vestibular; - Oferecer aulas de reforço tendo em vista as lacunas educacionais de boa parte dos estudantes da rede pública de ensino; - Apresentar as profissões e respectivas formações dentro das universidades públicas. - Desenvolver planejamento junto aos estudantes de baixa renda para se manterem no curso e na universidade; - Estimular a participação política, debatendo as questões sociais e as ações de cidadania.
Resumo
O projeto é uma proposta político-pedagógica que objetiva o estrategicamente o acesso universal ao Ensino Superior e que entende o vestibular como um instrumento que ainda reproduz desigualdades. Por isso, nossa ação é dedicada à formação contínua do ser humano para o acesso a uma universidade que ainda precisa ser transformada. Não é, portanto, uma competição técnica para uma vaga na universidade, mas uma ação de transformação-formação que implica em preparar para a entrada na universidade enquanto cientistas, artistas, cidadãos e agentes históricos. O fundamento do Projeto é desenvolver ações educacionais no campo da Educação de Jovens e Adultos voltadas para a preparação do vestibular que tenham como premissa os seguintes tópicos: 1. construção de cidadania; 2. acesso aos códigos culturais; 3. ambientação junto à universidade e o fazer científico. Se enquadra, portanto, numa perspectiva de Extensão Popular, que retoma o protagonismo dos trabalhadores no processo de construção da ação universitária a partir do método dialógico de participação-ação.